A Exposição ‘O consumo feliz’, reúne uma vasta coleção de originais da James Haworth & Company, uma das principais firmas de publicidade no Reino Unido entre os anos de 1900 e 1980. Este conjunto de originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e fotográficos, foi adquirido pelo coleccionador José Berardo à empresa e inclui matrizes originais pintadas à mão.
Única no mundo inteiro, esta colecção "possui um interesse inigualável, cobrindo todos os aspectos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980, incluindo a moda, o automóvel, a aviação, a alimentação, o turismo, a música, a decoração de interiores, o cinema, entre outras áreas", considera o comissário da exposição, Rui Afonso Santos, no site do museu.
Os cartazes cobrem também o período das duas Guerras Mundiais, percorrendo quase todo o século XX e mostrando como foi fonte inesgotável do movimento artístico da Pop Art.
Aconselho vivamente a visitar esta exposição e analisar as diferenças e a evolução da publicidade e marketing. O que achei mais interessante,foi sem dúvida, a forma como fizeram muitos consumidores felizes através de obras pintadas à mão e o destaque dado à presença feminina e seu potencial comercial nesta área criativa proveniente do seu poder de sedução e de persuasão.
A exposição pode ser visitada gratuitamente até 5 de Janeiro de 2014, de terça a domingo entre as 10h00 e as 19h00.
Algumas fotos captadas através do telemóvel:
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Mantenha-se atento, Anos 40 |
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Beba mais leite, Ron G Raymond, 1925 |
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Ovaltine, 1955 |
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Heinz, 1955 |
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Falcon Lights, 1980 |
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Louis Shabner, sem título, 1950 |
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Louis Shabner, sem título, 1950 |
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Louis Shabner, sem título, 1950 |
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Exterior do Centro Cultural de Belém |
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